quarta-feira, 26 de julho de 2017

Reflexão sobre os fogos , em PORTUGAL











O mundo tem tido conhecimento ,através dos meios de comunicação, desta desgraça que tem afectado o nosso País, conhecido por já ter sido a maior mancha verde da EUROPA.




Desde ontem, à tarde, deflagaram mais incêndios em SETÚBAL, MAÇÃO e outras regiões. Temos a ajuda dos Bombeiros espanhóis e têm estado em acção mais de MIL operacionais, que não conseguem dar "vazão" a tanta desgraça.Apaga-se um fogo aqui e logo se reacendem várias frentes dali.




Este ano já arderam mais hectares que nos DEZ últimos anos. De inverno, ao darmos um passeio por terras onde o fogo reinou, é uma tristeza que nos toca o coração, quando damos de frente com aquelas montanhas-outrora verdes-negras e sem vida.




Estou convencida que muitos destes fogos são fruto de mãos criminosas e que, o que se salvar este ano, vai perder-se no próximo e daí por diante.




Nos últimos dias, não contentes com o número de 64 pessoas que morreram queimadas em Pedrogão Grande, a oposição de DIREITA lembrou-se de dizer que o governo tinha uma lista em segredo, da qual constavam 70 e tal, 80 mortos e que estava a enganar os portugueses.Isto de estar perto das eleições, que serão em OUTUBRO, faz perder a cabeça a estes "manganões, sem cabeça, porque sabem que os portugueses os não podem ver e, SE AS ESQUERDAS TIVEREM JUÍZO, ELES NÂO SE SENTARÃO MAIS NAS CADEIRAS DO PODER!




Então , 65 mortos é pouco? O CDS e o ppd querem mais? Fazer campanha eleitoral com a morte dos desgraçados que ,ou não puderam fugir, ou morreram a fugir, quando foram apanhados pelo fogo?




A raiva destes "animais" tem sido de tal ordem, que a PGR(Procuradoria Geral da República) teve que divulgar, ontem, a lista de 64 mortos de que dispunha.E fê-lo ,agora,- o que calou logo os lobos e as lobas ferozes,- porque admite estar a investigar os casos, número a número e nome a nome, pois sabemos que em PORTUGAL muita gente é conhecida por alcunhas e outros nomes.




O tempo é de dor, de reconstrução das terras com os milhões de Euros que os portugueses e os estrangeiros nos mandaram como ajuda. Não é tempo de vomitar ódio sobre o governo e as instituições.




PORTUGAL está de LUTO! Fora o TERRORISMO das más palavras, que Não deixam descansar o governo, o Presidente da República e todos nós que queremos paz.




É mais que hora de as entidades competentes olharem pelo Interior, pelo Território, em geral, de tudo fazerem pela Agricultura e pela Floresta.Todos se tinham esquecido que o País não é só LISBOA e PORTO. AÍ, não há eucaliptos!!!!













Maria Elisa Ribeiro




Mealhada, 26/07/2017

Sem comentários:

Enviar um comentário