sexta-feira, 21 de julho de 2017

Trecho do Cap 3, em que cita Shakespeare” There are more things in heaven and earth, Horatio. Than are dreamt of in your philosophy.”


Historia de Joaninha, A Menina dos Rouxinóis





Personagens: Joaninha (dos olhos verdes) e Carlos (primos criados juntos no Vale de Santarém), D. Francisca (avo velha e cega), Frei Dinis (amargo e rígido – tornou-se franciscano para “expiar” seus pecados e erros – no fim descobre-se que trata-se do pai de Carlos), Georgina (noiva inglesa de Carlos).


A Novela trata dos temas do plano sentimental (amores e relações familiares) de Carlos, o oficial liberal, com o plano político (Guerra Civil e Liberais) da problemática de “filhos lutando contra pais e contra os valores que estes representavam”. Joaninha, com seus olhos verdes (aos quais é dedicada uma página de louvores), representa a pureza da vida campestre, limpa da corrupção citadina, impoluta na sua mente ingênua.


Carlos reencontra-se com sua família, durante a guerra, e se apaixona por sua prima, porem perante a sujidade que a vida das grandes cidades já lhe entranhara na alma, renuncia ao seu amor (os últimos capítulos foram dedicados `a carta final de Carlos). No fim, ele perde seus ideais, moralmente “suicida-se”, tornando-­se materialista, o “barão” politiqueiro, rico e gordo.


No final do Livro o A. utiliza-se da Metalepse (encontro do autor com a sua ficção – o autor torna-se parte da narração, conversa com as personagens e ate lê a Carta de Carlos).


Análise : pela simbologia Frei Dinis representa o que ainda restava de positivo e negativo do Portugal velho, absolutista; Carlos representa o espírito renovador e liberal. No entanto, o fracasso de Carlos é em grande parte o fracasso do país que acabava de sair da guerra civil entre miguelistas e liberais e que dava os primeiros passos duma vivência social e política em moldes modernos.


Críticas e Comparações de Almeida Garrett no Livro “Viagens na Minha Terra”





* Em todo o livro ha’ o tom de crítica `a situação de Portugal, de Santarém – suas ruínas, monumentos, etc – que enfrentam um descaso e regressão, pois refletem a beleza da historia do passado (mesmo que sem cuidados), mas não são presente e trazem presságios sobre o futuro.


* Compara Santarém a um Livro com a mais interessante e mais poética crônica, mas cujo povo recebeu-o como brinquedo e esta’ a mutila-lo.


* Crítica aos governos e `a politica dos barões – cujo objetivo é “corromper a moral do povo, sofismar o sistema representativo”.


* Passagem do Pinhal de Azambuja: Autor desaponta-se ao passar por la’, não o reconhece como o Pinhal afamado (era conhecido pelo perigo que existia ao atravessa-lo – pela ladroagem e assaltos). Esse trecho pode ser considerado uma crítica `a nova forma de exploração “menos visível, que são os desvios da corrupção e não mas roubos” .


* Paradoxo do Progresso: em que os “frades” e os “barões”, quais Dom Quixote e Sancho Pança, respectivamente, tomam as rédeas do país e incutem o progresso. Os “frades” representam o conservadorismo, a tradição, os velhos e inquebráveis costumes. Os “barões” são os usurariamente revolucionários, entregam-se ao vício e a demagogia. Um sem o outro não existem, um sem o outro não fazem o país caminhar.


Nesse contraste reflete sobre a formação do Estado Nacional Português, em que a os Frades uniram-se ao despotismo, e depois vieram os barões que “são a moléstia deste seculo” e são “muito mais daninho bicho e roedor”.


* Reflexão sobre a Marcha da Civilização que é dirigida pelo “cavaleiro da Mancha, Dom Quixote, e por seu escudeiro, Sancho Pança”. O Progresso possui duas faces, a Espiritualista (representada por Quixote, das grandes teorias abstratas), e a Materialista (representada por Sancho, que crê serem Utopias as teorias).


* A. vê a sociedade como “complicada de regras, mas desvairada” que teria invertido as palavras de Deus que “formou o homem, e o pôs num paraíso de delicias; tornou a forma-lo a sociedade, e o pôs num inferno de tolices”


* No Cap 41 e 42, o A. cansa-se de Santarém “Portugal (…) que te envileceram e degradaram, nação que tudo perdeste, até os padrões da tua historia’ . Faz também crítica a cobiça e profanação, citando Jesus Cristo, que perdoou o matador, a adultera, ao blasfemo, sofreu injustiças, mas ” quando viu os barões a agiotar dentro do templo, não se pode conter, pegou num azorrague e zurziu-os sem dor.”


* A Viagem para o Ribatejo simboliza mais do que a parte física e breve (Lisboa – Santarém; Santarém – Lisboa), mas atravessou toda a alma de um país, numa marcha sobre o progresso social e politico de Portugal.


Resumo Completo de Viagens na Minha Terra, por Capitulo: Clique Aqui


Baixar Livro em PDF ou Leitura On Line


** O que achou do Post e das Informações? Deixe aqui seus comentários ou dúvidas sobre o Livro de Garrett …
Assuntos do Artigo
resumo do livro viagens na minha terra
viagens na minha terra resumo por capitulo
resumo viagens na minha terra
viagens na minha terra resumo
viagens na minha terra análise
viagens na minha terra
resumo do livro viagens na minha terra de almeida garrett

Sem comentários:

Enviar um comentário