domingo, 7 de janeiro de 2018

DENÚNCIA SOBRE O Centro Hospitalar do Algarve

transcrevo a vergonha denunciada com coragem pela equipa de enfermagem da urgencia do CHUA em Faro. 😡😢😤
A equipa de Enfermagem do serviço de urgência do Centro Hospitalar Universitário do Algarve - Unidade de Faro, vem por este meio, divulgar a todos os meios de comunicação, a crescente degradação das condições assistenciais aos seus utilizadores. Esta situação arrasta-se há mais de dois anos, com conhecimento e conivências do CA, que nada tem feito até ao momento, para resolver de forma eficaz as condições depluráveis a que são sujeitos os doentes e profissionais de saúde.
Neste sentido enviamos uma vez mais um aviso ao CA, Ordem e Tutela do CHUAlgarve. Aviso esse em que, uma vez mais, denunciamos a falta de condições de utentes e profissionais do serviço de urgência.
Segue também em anexo fotografias da normalidade quotidiana do SU, já que tudo muda quando somos visitados pela Comunicação Social num mágico "empurrar de gente doente para baixo do tapete" e em que parece tudo ser apenas "mais um pico de afluência". Nesta normalidade quotidiana contamos com uma média de utentes muitas vezes superior a 60 podendo inclusive ultrapassar os 80 doentes numa sala com capacidade para 24. O rácio de enfermeiros nunca é ajustado.
Convém não esquecer que para além das horas de espera pelo atendimento médico que tanto sensacionalismo causa nos telejornais, existem ainda uma parte mais escondida do Serviço de Urgência que são os doente internados em macas durante dias e até semanas. Estes doentes estão submetidos a autenticas torturas dias e dias. Confinados num ambiente altamente contaminado e saturado, é-lhes negado a sua privacidade (são expostos em frente a toda a gente), não tem janelas nem referencias do dia/noite (constantemente expostos ao stress e barulho da urgência 24x7 dias semana). É-lhes negado o direito a serem cuidados e tratados com segurança. O espaço e o racio a que estão sujeitos não permitem a prestação de cuidados de qualidade e são um caldo do erro. É-lhes negado dignidade. É-lhes negado direito a comer- (muitos não comem apenas porque não tem quem lhes dê comida). Muitos morrem sozinhos. Sós, rodeados de tanta gente.

Sem comentários:

Enviar um comentário